Boa tarde, leitores! Hoje iremos falar um pouco sobre a influência da Redação Empresarial nas relações com a mídia. Primeiramente, a redação empresarial, em seu conceito, trabalha a gramática em uma perspectiva mais ampla, fazendo com que todos nós, leitores e produtores de textos na nossa sociedade, reflitam sobre o funcionamento das diversas línguas, especialmente da nossa, a portuguesa. Essa reflexão sobre o funcionamento das línguas e de suas expressões ocorre através de textos em momentos de interação comunicativa que buscam aperfeiçoar o desempenho linguístico através de boas técnicas de escrita, seguindo padrões de linguagem adequados a determinados ambientes, expondo a dimensão da força da palavra e ressaltando técnicas eficientes para produzir textos de qualidade sendo estes; textos informativos, relatórios, atas e procurações, cartas comerciais, e-mails e requerimentos,etc. Ou seja, saber desenvolver uma boa redação empresarial significa ter conhecimentos referentes à elaboração e produção de textos utilizados em empresas por meio de exercícios ou situações propostas.
Nas relações com a mídia, a redação empresarial tem o objetivo de transformar as empresas em fontes de informação interessantes para a imprensa. Aproveitar as oportunidades do contexto atual para sugerir temas e assuntos que divulguem o cliente, a parceria, a empresa, um novo produto, de acordo com suas necessidades e objetivos.
Textos produzidos no ambiente Empresarial como memorando, circular, comunicados, atas, mensagens eletrônicas são textos bastante utilizados com o objetivo de divulgar ou integrar idéias entre empresas e as pessoas que estão relacionadas a ela. E segundo um texto dirigido e publicado no site da Uni Toledo (Centro Universitário Toledo Araçatuba/ SP), nesse meio empresarial instiga-se a seguinte pergunta: “Será que o profissional de uma empresa precisa se preocupar com ocorrência de crase? Vale a pena saber que não há vírgula entre sujeito e verbo?”
Como resposta, eles desenvolvem o conceito de que é importante a preocupação com os textos empresariais, pois o profissional onde quer que esteja deve ter habilidade no trato com a língua portuguesa para tornar qualquer tipo de interação comunicativa clara e para que a comunicação de qualquer idéia seja expressa de forma correta produzindo um resultado eficáz.
“Quem escreve bem, pensa bem, expressa com clareza suas idéias, apresenta argumentos convincentes, usa a força poderosa da linguagem.Escrever bem é reunir idéias, emoções, argumentos, organizá-los em frases bem ordenadas que possam ser compreendidas, imediatamente, pelos leitores de maneira agradável, concisa e sem erros gramaticais.”
Segundo Peter Drucker –renomado consultor americano- em uma entrevista com Paulo Botelho -este, professor e consultor de empresas para programas de engenharia de qualidade, antropologia empresarial e gestão ambiental- o mundo encontra-se na era do conhecimento, em que as empresas mais bem sucedidas serão aquelas com a capacidade de aprender mais rápido e de expor aquilo que aprenderam de forma mais clara e adequada. Não se pode maquiar os fatos; de forma simples, é pensar na razão pela qual foi criado o negócio,uma empresa, ou uma aplicação e explorá-la com o tipo e a técnica certa para se produzir o documento. Para isso, é necessário que as empresas aprendam a se comunicar mais e cada vez melhor – interna e externamente – ou seja, a mensagem tem que ser facilmente assimilada e deve ir direto ao ponto, sem situações que interfiram na leitura.
Para os mais interessados, segue abaixo o link(é só passar o mouse por cima que aparece o link logo após a palavra "empresarial") que contém o anexo do texto publicado pela Uni Toledo contendo informações interessantes sobre estruturas e técnicas para construir os diversos tipos de documentos necessários de um ambiente empresarial: http://www.unitoledo.br/anexos/paginas/98-Reda%C3%A7%C3%A3o%20Empresarial%20-%20Modelo%20NET.pdf
Bem, por hoje é só pessoal! Aproveitem a leitura e até a próxima postagem!
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