Boa Noite, pessoal! Hoje iremos retratar sobre a publicidade em relação a propaganda ( estabelecendo seus conceitos), ao seu público alvo e a essência de suas estratégias para obter resultados positivos dentro das organizações.
Muitas pessoas acreditam que os termos Publicidade e Propaganda são usados como sinônimos, porém a rigor estes vocábulos não significam a mesma coisa.
O termo Publicidade é derivado de público, do latim publicus, e refere à qualidade do que é público. Expressando assim o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma idéia. Segundo Antônio Herman de V. e Benjamin:
“A publicidade tem um objetivo comercial e tem como objetivo a obtenção do lucro seja ela direta ou indiretamente, imediata ou não.”
Já a propaganda visa um fim ideológico, religioso, filosófico, político econômico ou social. A intenção primordial da propaganda não é a de gerar lucros econômicos e sim de propagação de certa filosofia.”
Enfim, a Publicidade, sem dúvida, é o principal meio para o capitalismo atingir seu objetivo. Este método para atingir os consumidores é um dos mais eficazes, e pode-se dizer mais lucrativo para as empresas anunciantes.
Publicidade e seu público alvo.
As organizações têm sucesso por sua habilidade em satisfazer seus clientes.
O cliente tem necessidades mais ou menos básicas, mais ou menos sofisticadas, de acordo com seu status social ou fase da vida. A empresa deve observar as características do seu produto como valor , qualidade , acesso rápido para o cliente entre outros, pois é através disso que a mesmas conseguirão definir qual o perfil do cliente capaz de possuir o seu produto ou serviço.
E é o consumidor a quem uma empresa se dedica.Determinar o público-alvo é de extrema importância, pois é para quem você vai vender o seu produto ou serviço.
É provavelmente a parte mais importante de seus esforços de marketing, porque não importa o que você diga se você não disser para a pessoa certa.
Para atingir a sociedade, são feitas campanhas de marketing, que são planejamentos relacionados as características dos produtos e características do publico alvo de modo que possam mostrar vantagens do seu produto ou serviço para o publico que para os autores do planejamento são clientes em potencial.
As campanhas de marketing tem importância fundamental, pois irão atingir o futuro cliente e se a mesma for feita em cima de dados coletados de forma errada pode ser planejada de maneira a atingir um publico alvo errado ou demonstrar características erradas do produto podendo atingir as vendas que são os pontos principais das empresas.
Pórem, é preciso ficar esperto. Tem-se a consciência que todos estes métodos persuasivos publicitários, excetuando-se as poucas publicidades benéficas, são extremamente perigosos e as vezes até utilizados irresponsavelmente. Alguns se aproveitam da inocência e ignorância da população em geral. A publicidade é hoje a principal arma das indústrias, empresas e comércio, que através de seus métodos perigosos, manipulam as mentes seja no consciente e até no subconsciente. Nesse caso, os anunciantes e agências desrespeitam os valores éticos e utilizam de todas as estratégias e meios inescrupulosos para chegar ao seu fim, ou seja, a venda do produto ou serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário