Boa noite, leitores!
O tema em pauta hoje será as relações com a mídia quando ocorre uma crise na organização. Tema que interliga e deixa claro o importante papel da comunicação na administração empresarial e no gerenciamento de crises.
Bom, vivemos em um mundo interligado o qual nos remete a concluir que um problema que, em princípio, diria respeito apenas a uma empresa e ao seu núcleo interno, pode adquirir imediatamente, através das redes socias ou meios de comunicaçao mais tradicionais, uma dimensão imensurável. Ou seja, qualquer coisa negativa que escape à midia e ganhe visibilidade pode agravar a crise.
Uma característica comum as crises nas grandes empresas é que elas repercutem rapidamente na mídia, por conta do sensacionalismo que podem representar para os veículos de comunicação e do espetáculo que podem se transformar para a sociedade.
De fato todas as organizações estão vulneráveis a crises, são situaçoes muitas vezes inesperadas e inevitáveis. A diferença é a forma que tais empresas as administram. Algumas mais preparadas, do ponto de vista da comunicação e das relações com a mídia, conseguem contornar mais facilmente o problema. Outras deixam que os fatos, ou boatos, destruam a sua reputação. A maioria das crises de imagem, se bem administradas, podem ser superadas.
Por conta desse aspecto global das crises, as empresas devem preparar um plano de administração de crises também global, que permita informar todos os públicos envolvidos em tempo real, através de amplos meios de comunicaçao.
O departamento de comunicação das empresas e relações publicas tem papel fundamental durante o processo no qual ocorre a crise e sua administração. As empresas que transmitirem as informações sobre o problema ocorrido e as ações tomadas pela empresa para resolvê-lo de forma correta e eficiente superam as crises sem prejudicar sua imagem.
A imprensa deve ser bem atendida e o publicista ou porta-voz deve, na medida do possível, atender às solicitações de entrevistas. Os profissionais do departamento de comunicação devem atualizar os boletins e divulgar noticias frequentemente.
É importante monitorar a mídia e corrigir eventuais erros ou informaçoes distorcidas para que não haja novas crises. Os demais públicos - colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, a propria sociedade e governo - também devem ser mantidos informados e suas reações, acompanhadas. Qualquer falha nessa comunicação pode gerar novas crises ou destruir a imagem da corporação.
Por hoje é só, pessoal! Espero que aproveitem a matéria e até a próxima.
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