Boa tarde, leitores!
Hoje iremos retratar sobre a importância da ética na empresa, em sua relação com os meios de comunicação, e a influência dessas grandes organizações empresarias na cidadania e no comportamento da sociedade contemporânea.
As grandes empresas capitalistas, no mundo globalizado que vivemos, tem grande responsabilidade social e são responsáveis, também, pela difusão da cidadania para com a sociedade. Avanços tecnológicos e científicos, estão mudando os hábitos de comunicação das pessoas - "em segundos, notícias dão a volta ao mundo, capitais entram e saem de um país por transferências eletrônicas, novos produtos são fabricados ao mesmo tempo em muitos países e em nenhum deles isoladamente. Fenômenos globais influenciam fatos e locais e vice-versa" (VIEIRA, 1998, p. 13) -colocando-nos todos numa mesma rede de interações. Neste contexto surge uma necessidade para governo, empresas e sociedade: de transparência em toda a cadeia de relacões sociais, econômicas e políticas. A empresa através de suas ações de marketing socialmente responsável, ao invés de maximizar seus produtos e serviços, o faz através da associação a uma causa de relevância ética para a sociedade.
No Brasil, nos últimos anos, principalmente a partir da década de 80, a maioria das empresas vem mudando profundamente seu modo de ser e de se relacionar com a comunidade.
Antes, sua maior preocupação era apenas mostrar um balanço com os melhores resultados possíveis. As empresas, pouco se preocupavam sobre suas atuações no mercado.
Mas, no mundo todo, têm ocorrido mudanças radicais e profundas. Hoje, e cada vez mais, exige-se que as corporações assumam responsabilidades sociais tão mais amplas que seria impensável compará-las com o que ocorria poucos anos atrás. Uma agradável surpresa: quase sempre, essas exigências partem agora dos próprios donos das empresas, que obrigam o respeito ao consumidor, a proteção ao meio ambiente, o apoio e participação em programas sociais, ajudando os governos a combaterem a miséria e as desigualdades sociais.
Enfim, Nenhuma comunicação empresarial será capaz de produzir uma boa imagem de uma empresa desonesta, corrupta, poluidora e que considera seus empregados apenas peças de máquinas. No mínimo, porque ela estará sempre na alça de mira da imprensa. Mostrando mais uma vez que a relação empresa e mídia é muito importante para o crescimento economico e social de uma empresa atualmente.
Esperamos que tenham aprendido mais um pouco sobre essa relação tão importante: empresa e a mídia junto a cidadania.
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