Boa noite, leitores!
O tema em pauta hoje será as relações com a mídia quando ocorre uma crise na organização. Tema que interliga e deixa claro o importante papel da comunicação na administração empresarial e no gerenciamento de crises.
Bom, vivemos em um mundo interligado o qual nos remete a concluir que um problema que, em princípio, diria respeito apenas a uma empresa e ao seu núcleo interno, pode adquirir imediatamente, através das redes socias ou meios de comunicaçao mais tradicionais, uma dimensão imensurável. Ou seja, qualquer coisa negativa que escape à midia e ganhe visibilidade pode agravar a crise.
Uma característica comum as crises nas grandes empresas é que elas repercutem rapidamente na mídia, por conta do sensacionalismo que podem representar para os veículos de comunicação e do espetáculo que podem se transformar para a sociedade.
De fato todas as organizações estão vulneráveis a crises, são situaçoes muitas vezes inesperadas e inevitáveis. A diferença é a forma que tais empresas as administram. Algumas mais preparadas, do ponto de vista da comunicação e das relações com a mídia, conseguem contornar mais facilmente o problema. Outras deixam que os fatos, ou boatos, destruam a sua reputação. A maioria das crises de imagem, se bem administradas, podem ser superadas.
Por conta desse aspecto global das crises, as empresas devem preparar um plano de administração de crises também global, que permita informar todos os públicos envolvidos em tempo real, através de amplos meios de comunicaçao.
O departamento de comunicação das empresas e relações publicas tem papel fundamental durante o processo no qual ocorre a crise e sua administração. As empresas que transmitirem as informações sobre o problema ocorrido e as ações tomadas pela empresa para resolvê-lo de forma correta e eficiente superam as crises sem prejudicar sua imagem.
A imprensa deve ser bem atendida e o publicista ou porta-voz deve, na medida do possível, atender às solicitações de entrevistas. Os profissionais do departamento de comunicação devem atualizar os boletins e divulgar noticias frequentemente.
É importante monitorar a mídia e corrigir eventuais erros ou informaçoes distorcidas para que não haja novas crises. Os demais públicos - colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, a propria sociedade e governo - também devem ser mantidos informados e suas reações, acompanhadas. Qualquer falha nessa comunicação pode gerar novas crises ou destruir a imagem da corporação.
Por hoje é só, pessoal! Espero que aproveitem a matéria e até a próxima.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Circulares!
Olá, caros leitores!
Nesse post iremos tratar as regras para se fazer uma circular! Mas o que é uma circular?
De acordo com o Brasil Escola (www.brasilescola.com): "A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas."
Na circular devem existir:
1- Timbre (logotipo da empresa, símbolo do departamento)
2- Título e número (essencial para identificação)
3- Data
4- Ementa (síntese do assunto abordado no texto)
5- Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;
6- Texto (bem explicado, claro e objetivo)
7- Breve despedida
8- Assinatura
Eis um modelo de circular:
Espero que tenham compreendido!
Até a proxima!
Nesse post iremos tratar as regras para se fazer uma circular! Mas o que é uma circular?
De acordo com o Brasil Escola (www.brasilescola.com): "A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas."
Na circular devem existir:
1- Timbre (logotipo da empresa, símbolo do departamento)
2- Título e número (essencial para identificação)
3- Data
4- Ementa (síntese do assunto abordado no texto)
5- Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;
6- Texto (bem explicado, claro e objetivo)
7- Breve despedida
8- Assinatura
Eis um modelo de circular:
Fundação Midiatica Empresarial
CNPJ: 32.003.003/0001-01
Rua da Aprovação, 10
640030-300 – Salvador – BA
CIRCULAR Nº 02/09. Em 03 de junho de 2011.
Ementa: Aprovação na disciplina
Senhores funcionários:
Comunicamos que, por mérito, os senhores estão aprovados na disciplina ADM202 com nota máxima.
Congratulações,
___________________
Sérgio Luiz Leite
Gerente administrativo
Espero que tenham compreendido!
Até a proxima!
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Inter-relação das redes sociais com as organizações empresariais
Bom dia, leitores!
Hoje iremos mostrar uma reportagem, feita pelo Globo News no ano passado, que retrata a inter-relação entre as redes sociais e as empresas de pequeno, médio e grande porte, e a importância desses meios de comunicação para as organizações empresarias numa sociedade capitalista e imediatista como a de hoje. Dados de uma pesquisa realizada pelo AltimerGroup e Wetpaint para a revista “Business Week” com as 100 empresas mais valiosas ao redor do Globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
Hoje iremos mostrar uma reportagem, feita pelo Globo News no ano passado, que retrata a inter-relação entre as redes sociais e as empresas de pequeno, médio e grande porte, e a importância desses meios de comunicação para as organizações empresarias numa sociedade capitalista e imediatista como a de hoje. Dados de uma pesquisa realizada pelo AltimerGroup e Wetpaint para a revista “Business Week” com as 100 empresas mais valiosas ao redor do Globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
A influência da Redação Empresarial nas Relações com a Mídia
Boa tarde, leitores! Hoje iremos falar um pouco sobre a influência da Redação Empresarial nas relações com a mídia. Primeiramente, a redação empresarial, em seu conceito, trabalha a gramática em uma perspectiva mais ampla, fazendo com que todos nós, leitores e produtores de textos na nossa sociedade, reflitam sobre o funcionamento das diversas línguas, especialmente da nossa, a portuguesa. Essa reflexão sobre o funcionamento das línguas e de suas expressões ocorre através de textos em momentos de interação comunicativa que buscam aperfeiçoar o desempenho linguístico através de boas técnicas de escrita, seguindo padrões de linguagem adequados a determinados ambientes, expondo a dimensão da força da palavra e ressaltando técnicas eficientes para produzir textos de qualidade sendo estes; textos informativos, relatórios, atas e procurações, cartas comerciais, e-mails e requerimentos,etc. Ou seja, saber desenvolver uma boa redação empresarial significa ter conhecimentos referentes à elaboração e produção de textos utilizados em empresas por meio de exercícios ou situações propostas.
Nas relações com a mídia, a redação empresarial tem o objetivo de transformar as empresas em fontes de informação interessantes para a imprensa. Aproveitar as oportunidades do contexto atual para sugerir temas e assuntos que divulguem o cliente, a parceria, a empresa, um novo produto, de acordo com suas necessidades e objetivos.
Textos produzidos no ambiente Empresarial como memorando, circular, comunicados, atas, mensagens eletrônicas são textos bastante utilizados com o objetivo de divulgar ou integrar idéias entre empresas e as pessoas que estão relacionadas a ela. E segundo um texto dirigido e publicado no site da Uni Toledo (Centro Universitário Toledo Araçatuba/ SP), nesse meio empresarial instiga-se a seguinte pergunta: “Será que o profissional de uma empresa precisa se preocupar com ocorrência de crase? Vale a pena saber que não há vírgula entre sujeito e verbo?”
Como resposta, eles desenvolvem o conceito de que é importante a preocupação com os textos empresariais, pois o profissional onde quer que esteja deve ter habilidade no trato com a língua portuguesa para tornar qualquer tipo de interação comunicativa clara e para que a comunicação de qualquer idéia seja expressa de forma correta produzindo um resultado eficáz.
“Quem escreve bem, pensa bem, expressa com clareza suas idéias, apresenta argumentos convincentes, usa a força poderosa da linguagem.Escrever bem é reunir idéias, emoções, argumentos, organizá-los em frases bem ordenadas que possam ser compreendidas, imediatamente, pelos leitores de maneira agradável, concisa e sem erros gramaticais.”
Segundo Peter Drucker –renomado consultor americano- em uma entrevista com Paulo Botelho -este, professor e consultor de empresas para programas de engenharia de qualidade, antropologia empresarial e gestão ambiental- o mundo encontra-se na era do conhecimento, em que as empresas mais bem sucedidas serão aquelas com a capacidade de aprender mais rápido e de expor aquilo que aprenderam de forma mais clara e adequada. Não se pode maquiar os fatos; de forma simples, é pensar na razão pela qual foi criado o negócio,uma empresa, ou uma aplicação e explorá-la com o tipo e a técnica certa para se produzir o documento. Para isso, é necessário que as empresas aprendam a se comunicar mais e cada vez melhor – interna e externamente – ou seja, a mensagem tem que ser facilmente assimilada e deve ir direto ao ponto, sem situações que interfiram na leitura.
Para os mais interessados, segue abaixo o link(é só passar o mouse por cima que aparece o link logo após a palavra "empresarial") que contém o anexo do texto publicado pela Uni Toledo contendo informações interessantes sobre estruturas e técnicas para construir os diversos tipos de documentos necessários de um ambiente empresarial: http://www.unitoledo.br/anexos/paginas/98-Reda%C3%A7%C3%A3o%20Empresarial%20-%20Modelo%20NET.pdf
Bem, por hoje é só pessoal! Aproveitem a leitura e até a próxima postagem!
Nas relações com a mídia, a redação empresarial tem o objetivo de transformar as empresas em fontes de informação interessantes para a imprensa. Aproveitar as oportunidades do contexto atual para sugerir temas e assuntos que divulguem o cliente, a parceria, a empresa, um novo produto, de acordo com suas necessidades e objetivos.
Textos produzidos no ambiente Empresarial como memorando, circular, comunicados, atas, mensagens eletrônicas são textos bastante utilizados com o objetivo de divulgar ou integrar idéias entre empresas e as pessoas que estão relacionadas a ela. E segundo um texto dirigido e publicado no site da Uni Toledo (Centro Universitário Toledo Araçatuba/ SP), nesse meio empresarial instiga-se a seguinte pergunta: “Será que o profissional de uma empresa precisa se preocupar com ocorrência de crase? Vale a pena saber que não há vírgula entre sujeito e verbo?”
Como resposta, eles desenvolvem o conceito de que é importante a preocupação com os textos empresariais, pois o profissional onde quer que esteja deve ter habilidade no trato com a língua portuguesa para tornar qualquer tipo de interação comunicativa clara e para que a comunicação de qualquer idéia seja expressa de forma correta produzindo um resultado eficáz.
“Quem escreve bem, pensa bem, expressa com clareza suas idéias, apresenta argumentos convincentes, usa a força poderosa da linguagem.Escrever bem é reunir idéias, emoções, argumentos, organizá-los em frases bem ordenadas que possam ser compreendidas, imediatamente, pelos leitores de maneira agradável, concisa e sem erros gramaticais.”
Segundo Peter Drucker –renomado consultor americano- em uma entrevista com Paulo Botelho -este, professor e consultor de empresas para programas de engenharia de qualidade, antropologia empresarial e gestão ambiental- o mundo encontra-se na era do conhecimento, em que as empresas mais bem sucedidas serão aquelas com a capacidade de aprender mais rápido e de expor aquilo que aprenderam de forma mais clara e adequada. Não se pode maquiar os fatos; de forma simples, é pensar na razão pela qual foi criado o negócio,uma empresa, ou uma aplicação e explorá-la com o tipo e a técnica certa para se produzir o documento. Para isso, é necessário que as empresas aprendam a se comunicar mais e cada vez melhor – interna e externamente – ou seja, a mensagem tem que ser facilmente assimilada e deve ir direto ao ponto, sem situações que interfiram na leitura.
Para os mais interessados, segue abaixo o link(é só passar o mouse por cima que aparece o link logo após a palavra "empresarial") que contém o anexo do texto publicado pela Uni Toledo contendo informações interessantes sobre estruturas e técnicas para construir os diversos tipos de documentos necessários de um ambiente empresarial: http://www.unitoledo.br/anexos/paginas/98-Reda%C3%A7%C3%A3o%20Empresarial%20-%20Modelo%20NET.pdf
Bem, por hoje é só pessoal! Aproveitem a leitura e até a próxima postagem!
terça-feira, 24 de maio de 2011
Publicidade x Propaganda, Público Alvo e fundamentos publicitários.
Boa Noite, pessoal! Hoje iremos retratar sobre a publicidade em relação a propaganda ( estabelecendo seus conceitos), ao seu público alvo e a essência de suas estratégias para obter resultados positivos dentro das organizações.
Muitas pessoas acreditam que os termos Publicidade e Propaganda são usados como sinônimos, porém a rigor estes vocábulos não significam a mesma coisa.
O termo Publicidade é derivado de público, do latim publicus, e refere à qualidade do que é público. Expressando assim o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma idéia. Segundo Antônio Herman de V. e Benjamin:
“A publicidade tem um objetivo comercial e tem como objetivo a obtenção do lucro seja ela direta ou indiretamente, imediata ou não.”
Já a propaganda visa um fim ideológico, religioso, filosófico, político econômico ou social. A intenção primordial da propaganda não é a de gerar lucros econômicos e sim de propagação de certa filosofia.”
Enfim, a Publicidade, sem dúvida, é o principal meio para o capitalismo atingir seu objetivo. Este método para atingir os consumidores é um dos mais eficazes, e pode-se dizer mais lucrativo para as empresas anunciantes.
Publicidade e seu público alvo.
As organizações têm sucesso por sua habilidade em satisfazer seus clientes.
O cliente tem necessidades mais ou menos básicas, mais ou menos sofisticadas, de acordo com seu status social ou fase da vida. A empresa deve observar as características do seu produto como valor , qualidade , acesso rápido para o cliente entre outros, pois é através disso que a mesmas conseguirão definir qual o perfil do cliente capaz de possuir o seu produto ou serviço.
E é o consumidor a quem uma empresa se dedica.Determinar o público-alvo é de extrema importância, pois é para quem você vai vender o seu produto ou serviço.
É provavelmente a parte mais importante de seus esforços de marketing, porque não importa o que você diga se você não disser para a pessoa certa.
Para atingir a sociedade, são feitas campanhas de marketing, que são planejamentos relacionados as características dos produtos e características do publico alvo de modo que possam mostrar vantagens do seu produto ou serviço para o publico que para os autores do planejamento são clientes em potencial.
As campanhas de marketing tem importância fundamental, pois irão atingir o futuro cliente e se a mesma for feita em cima de dados coletados de forma errada pode ser planejada de maneira a atingir um publico alvo errado ou demonstrar características erradas do produto podendo atingir as vendas que são os pontos principais das empresas.
Pórem, é preciso ficar esperto. Tem-se a consciência que todos estes métodos persuasivos publicitários, excetuando-se as poucas publicidades benéficas, são extremamente perigosos e as vezes até utilizados irresponsavelmente. Alguns se aproveitam da inocência e ignorância da população em geral. A publicidade é hoje a principal arma das indústrias, empresas e comércio, que através de seus métodos perigosos, manipulam as mentes seja no consciente e até no subconsciente. Nesse caso, os anunciantes e agências desrespeitam os valores éticos e utilizam de todas as estratégias e meios inescrupulosos para chegar ao seu fim, ou seja, a venda do produto ou serviço.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Media Trainning
Olá, ilustrissimos leitores do nosso blog! Vocês devem saber que quando se trata de relações de uma empresa com a mídia deve-se ter muito cuidado, qualquer deslize ou erro pode não causar a reação esperada. Na verdade, muitas vezes os erros pioram as situações ou imagens das empresas. Um exemplo de um mau pronunciamento é o de Paulo Maluf, em 1989, onde ele diz “Estupra mas não mata”.
Para evitar esses tipos de erros é usado um treinamento chamado de Media Trainning. Media training é um programa de treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa.
Esse treinamento constitui-se em palestras teóricas sobre o funcionamento da imprensa, simulações de situações positivas e negativas, reuniões com fonoaudiólogos.
As relações das empresas com as mídias são de extrema importância no cenário atual, a empresa que não investe em um bom media trainning corre o risco de ter sua imagem manchada e perder sua credibilidade por um simples mau pronunciamento.
Aqui vai um depoimento de uma jornalista em que o dono de uma empresa perde a oportunidade de se produzir na mídia por simples despreparo de sua parte.
http://www.artigonal.com/carreira-artigos/e-o-entrevistado-chorou-1004065.html
Espero que após esse post vocês, caros leitores, tenham entendido a necessidade de se ter um preparo para falar com os jornalistas. Até a proxima!
Para evitar esses tipos de erros é usado um treinamento chamado de Media Trainning. Media training é um programa de treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa.
Esse treinamento constitui-se em palestras teóricas sobre o funcionamento da imprensa, simulações de situações positivas e negativas, reuniões com fonoaudiólogos.
As relações das empresas com as mídias são de extrema importância no cenário atual, a empresa que não investe em um bom media trainning corre o risco de ter sua imagem manchada e perder sua credibilidade por um simples mau pronunciamento.
Aqui vai um depoimento de uma jornalista em que o dono de uma empresa perde a oportunidade de se produzir na mídia por simples despreparo de sua parte.
http://www.artigonal.com/carreira-artigos/e-o-entrevistado-chorou-1004065.html
Espero que após esse post vocês, caros leitores, tenham entendido a necessidade de se ter um preparo para falar com os jornalistas. Até a proxima!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Coletiva de Imprensa
Olá, caros leitores! O assunto de hoje do nosso blog é Coletiva de Imprensa... Mas o que, de fato, é uma coletiva de imprensa?
Coletiva de imprensa ou entrevista coletiva é um evento midiático. Eventualmente uma assessoria de imprensa de alguma pessoa ou organização convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informação, frequentemente abrindo espaço para que estes façam perguntas acerca do assunto.
Os dois motivos principais para o agendamento de uma coletiva de imprensa são:
- Quando uma assessoria está tendo que responder a muitos questionamentos de repórteres – por telefone, por exemplo – e assim pode responder a todos de uma vez só.
- Quando precisa-se atrair a atenção da imprensa para algo que antes não atraiu a atenção dos jornalistas.
Uma coletiva de imprensa é algo que a maioria das pessoas conhece, pois é algo muito freqüente. Sempre vemos na televisão esse tipo de evento com jogadores e treinadores de futebol, presidentes de empresas, polícia, políticos, resumindo, pessoas ou organizações em foco.
Para dar um exemplo de uma situação de mídia como essa temos a matéria sobre o escândalo da empresa de eletrônicos Sony:
"Vice-presidente da Sony marca coletiva de imprensa sobre violação na PlayStation Network"
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/04/30/vice-presidente-da-sony-marca-coletiva-de-imprensa-sobre-violacao-na-playstation-network-924355398.asp#ixzz1MeuKY3Tu
Este foi o assunto de hoje! Aprovado? Estamos abertos a comentários. Muito obrigada pela atenção e uma boa tarde!
Coletiva de imprensa ou entrevista coletiva é um evento midiático. Eventualmente uma assessoria de imprensa de alguma pessoa ou organização convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informação, frequentemente abrindo espaço para que estes façam perguntas acerca do assunto.
Os dois motivos principais para o agendamento de uma coletiva de imprensa são:
- Quando uma assessoria está tendo que responder a muitos questionamentos de repórteres – por telefone, por exemplo – e assim pode responder a todos de uma vez só.
- Quando precisa-se atrair a atenção da imprensa para algo que antes não atraiu a atenção dos jornalistas.
Uma coletiva de imprensa é algo que a maioria das pessoas conhece, pois é algo muito freqüente. Sempre vemos na televisão esse tipo de evento com jogadores e treinadores de futebol, presidentes de empresas, polícia, políticos, resumindo, pessoas ou organizações em foco.
Para dar um exemplo de uma situação de mídia como essa temos a matéria sobre o escândalo da empresa de eletrônicos Sony:
"Vice-presidente da Sony marca coletiva de imprensa sobre violação na PlayStation Network"
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/04/30/vice-presidente-da-sony-marca-coletiva-de-imprensa-sobre-violacao-na-playstation-network-924355398.asp#ixzz1MeuKY3Tu
Este foi o assunto de hoje! Aprovado? Estamos abertos a comentários. Muito obrigada pela atenção e uma boa tarde!
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